domingo, 28 de fevereiro de 2010

Um pouco de escultura particular...




Nessa peça represento o corpo, aquele corpo que é o dono daqueles vestígios. A partir da idéia de corpos humanos, e estes entrelaçados, pretendo causar certa homogeneidade em toda a massa e tornando a peça em “um elemento” composto. Aqueles corpos representados definem toda uma atitude num certo momento, e apenas nesse momento; logo, tudo aquilo que sobra naquele espaço nada mais será além de vestígios de tudo o que aconteceu.
A princípio, faço um bloco de gesso retangular de 20x10cm, com o formato de uma pequena caixa de sapato. Então, passo a enxergar no bloco as figuras, que logo se definem em corpos humanos se entrelaçando um em cima do outro, e logo, seguindo as linhas, eles se desfiguram gradualmente voltam a ser apenas um bloco de gesso. A idéia é de mostrar partes dos corpos, e as outras partes integradas no bloco grotesco de gesso.
Nas partes onde aparecem os corpos, meus traços são delicados e cuidadosos em relação ao gesso esculpido, para conseguir uma figura com detalhes suficientemente realistas. Com intuição muito detalhista e paciente, procuro deixar a superfície lisa, usando lixas se necessário.
Seguindo os traços das figuras entrelaçadas, o efeito rústico do bloco com suas formas originais e texturas iniciais retoma na escultura, e nota-se ambas as partes fundidas (dos corpos com o bloco), dando o efeito visual de que se os corpos estivessem se submergindo do bloco não esculpido. Nessa transição de imagens e textura, os traços tornam-se mais fortes e menos precisos, sem a delicadeza pedida pelos corpos nus e suas peles grosseiramente suaves (...)

Trabalho ESCULTURA, 2009/02
Florianópolis SC
Artes Visuais, Bacharel - UDESC
Renata Richter

Nenhum comentário:

Postar um comentário